Nesse post sobre a Flor da Permacultura, vimos que cada pétala representa uma área importante a ser transformada na sociedade, para que de fato exista uma cultura permanente sustentável. Vamos falar um pouco sobre cada pétala, iniciando pela “Cultura e Educação”.

Já faz muito tempo que é possível notar o quanto a intervenção humana trás impactos negativos para vida no planeta, afetando todas os seres vivos presentes na Terra. Crises sociais, econômicas e ambientais estão cada vez mais acentuadas, mostrando a veracidade da constatação de Bill Molison e David Holmgren, ao disseminar a Permacultura, sobre um futuro de declínio de energia e recursos, que consequentemente resultará na diminuição da população humana.
Para lidarmos com este cenário crítico, precisamos nos comprometer com a mudança e ser a própria revolução. Nesse sentido a transformação das culturas, através da educação é essencial.
“Cultura é todo resultado da atividade humana, de seu esforço criador e recriador, de seu trabalho que transforma e estabelece relações de diálogo com outros seres humanos” – Paulo Freire, 1979
É urgente a transformação das nossas ações cotidianas que estão comprometendo as nossas vidas e as dos demais seres vivos. Nesse sentido a educação tem um poder transformador, quando a proposta envolve a conscientização, a formação integral dos seres humanos e uma postura crítica frente a realidade vivida.
Acompanhe nesse vídeo abaixo, o que a Alessandra do Espaço Educacional Contraponto tem a nos dizer sobre essa importante pétala da flor da Permacultura!
Comments